Quer me conhecer?

Minha foto
Juazeiro, Bahia, Brazil
Em todos os lugares nos pedem definições de nós mesmos. Nas redes e mídias sociais, nas escolas, até nas rodas de bate-papo com amigos ou com estranhos. A maioria das pessoas tem uma necessidade estranha de saber quem é o outro e de se auto-definir em retas perpendiculares. Quem sou, o que gosto de comer, o que gosto de ouvir, de ver, de pegar, de quem eu gosto... São perguntas muito secas, diretas, com o objetivo de definir um ser, mas que acabam por deixá-lo ainda mais vago. Por isso, quem sou eu? Sou uma eferverscência de preferências mutáveis. Mudo com facilidade e essa é a minha maios qualidade e o meu maior defeito.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

1 ano como Técnico Agrícola

Hoje (29/11/2009) completa exatamente um ano que a turma que ingressou na Escola Agrotécnica de Juazeiro em março de 2005 possui o diploma de Técnicos Agrícolas com Habilitação em Agropecuária. De lá para cá muita coisa mudou. As cabeças mudaram; os laços sociais mudaram; nossas responsabilidades aumentaram; a direção da escola mudou; e até o nome da escola (em um ato desrespeitoso – quanto a isso falarei a diante) mudou – parece que a filosofia também mudou.

Quando, em 2005, chegamos de cara enfrentamos uma greve pouco convencional no ensino de base brasileiro; os estudantes se reuniram para salvar a E.A.J. (como carinhosamente conhecida) e assim destituíram a diretora da época. Um começo um tanto conturbado para nós que tínhamos no máximo 17 anos, mas não sabíamos ainda que enfrentassem outra greve e inúmeras outras dificuldades como a falta de estrutura que, aliás, foi uma das únicas coisas que não mudou.

Sem nenhuma alusão à campanha de Issac – que é capa-gato – falarei daquelas mudanças que citei anteriormente. 1 ano após a conclusão do curso notamos facilmente como a vida nos faz mudar,fomos despidos de toda inocência que a adolescência e o universo escolar nos permite (não me refiro a sexo porque neste quesito nunca fomos santos),no mercado de trabalho tudo muda.O mercado é voraz e a nossa sobrevivência nele depende de nossa maturidade (que foi sempre trabalhada ainda na escola pelos nossos mestres).Sou testemunha da mudança ocorrida com meus AMIGOS desde a chegada até hoje 1 ano depois da saída.

AMIGOS. Sem dúvidas é o maior bem que conquistei na E.A.J., mas já sabíamos que isso ia acontecer: cada um tinha sua meta, cada um seguiu para caminhos diferentes. Nossos laços afetivos não são mantidos nem por telefone, nem por internet; nossos laços são mantidos pela certeza de que poderemos contar SEMPRE uns com os outros. Foram estes caminhos diferentes que ocasionaram a mudança dos laços sociais, repito sociais, porque os afetivos só foram aumentados. E como nada é perfeito, as amizades falsas também existiram e foram importantes para a nossa formação.

A direção da escola mudou e, por meios democráticos, prevaleceu a vontade da maioria. José Valdo é o nome do atual diretor. Com a nova direção foi posta em prática uma proposta que já era discutida enquanto estávamos lá (turma de 2005) a mudança de nome da Agrotécnica de Juazeiro, tendo como justificativa a desculpa de que este nome (Agrotécnica) não contemplava os outros cursos implantados em 2006. O nome?Não sei nem escrever, na verdade tá mais para xingamento; o fato é: essa atitude é vista como uma falta de respeito para com a instituição que acompanhou e contribui muito para o desenvolvimento o Vale do São Francisco e, consequentemente, do Brasil. Foi formando técnicos agrícolas que a Agrotécnica de Juazeiro conquistou o respeito que tem hoje na sociedade e não convém simplesmente trocarem o nome desta forma. Não podemos esquecer-nos das palavras da professora Jussara: “muda de nome, mas a essência continua a mesma”.

Porém, ao que me parece, a essência também mudou. Chegou na E.A.J. uma turma nova de professores cheios de gás,com vontade de trabalhar;isso é o que pensávamos,mas pessoas que ainda estão lá confessam que não é bem assim.Reuniões para discutir projetos escolares em mesa de bar,atividades “teoricamente” elaboradas por professor,mas na verdade é “Ctrl+c,Ctrl V” de alguns sites;enfim,a E.A.J. está entregue nas mãos de gente sem vontade ou sem capacidade.

1 ano como técnicos e tanta coisa mudou MINHA gente. Só tenho a lamentar por quem não viveu os tempos áureos da eterna Escola Agrotécnica de Juazeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário